quarta-feira, 14 de março de 2012

Alunos da UFG no Facebook

Wisllay Martins Vítrio dos Santos e Paulo Cézar Pereira Costa, alunos do 7° e 8° períodos do curso de Ciências da Computação, da Universidade Federal de Goiás (UFG), são selecionados para estágio na sede da rede social Facebook, em Menlo Park, Califórnia, Estados Unidos.
Os alunos foram convidados para participar do processo seletivo depois do bom desempenho na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com final nos dias 4 e 5 de novembro deste ano em Goiânia.
O processo de seleção teve uma entrevista com um profissional de Recursos Humanos, via Skype – sistema que permite conversar gratuitamente com pessoas em qualquer parte do mundo, via internet, em Inglês. Em seguida, houveram mais três entrevistas técnicas, com engenheiros de software da empresa.
Na fase das entrevistas técnicas, os engenheiros fornecem um ambiente colaborativo aos candidatos, que recebem problemas e devem solucioná-los de acordo com o determinado pelos avaliadores.
Para integrar a equipe que desenvolve os sistemas do Facebook durante três meses, Wisllay e Paulo Cézar receberão uma bolsa para custeio de despesas, passagens de ida e volta, hospedagem, alimentação, lavanderia, telefones celulares e computadores para uso durante o período de estágio.
Os dois alunos embarcarão para a Terra do Tio Sam em junho de 2012 e devem voltar em setembro. Mas os dois não pretendem parar por aí. “É uma oportunidade única. Quero aproveitar ao máximo e conseguir uma vaga de emprego na empresa”, afirma Wisllay.
Não há dúvidas de que a oportunidade abrirá portas para saltos cada vez maiores para os dois. “O bom é que os alunos e professores perceberam que é possível. Fizemos o processo achando que não tínhamos muita chance, mas conseguimos”, conta Paulo Cézar.
Paulo, que saiu de Pires do Rio (GO) para estudar em Goiânia, diz que era um aluno desmotivado e relapso, mas sua postura mudou depois da maratona e, principalmente, depois do resultado da seleção. “Ninguém dava nada por mim. Tava perdido, pensando em desistir do curso, mas o treinamento para a maratona me incentivou.”
A preparação começou antes da Maratona de Programação, mas continua até a data da viagem. “Estou começando a me preparar agora, estudando alguns padrões de programação deles”, acrescenta Paulo Cézar.



XVI Maratona de Programação
A final da XVI edição da Maratona de Programação aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro deste ano e foi é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e realizada em parceria com a Fundação Carlos Chagas.
Para participar da final brasileira, foram selecionados 50 times (com três alunos cada) da primeira fase da Maratona, ocorrida em 17 de setembro, quando 536 times de 191 instituições competiram em várias sedes espalhadas pelo País.

A Universidade Federal de Goiás foi a responsável pela organização da final nacional, que teve o professor Humberto Longo, do Instituto de Informática da universidade, como diretor.

A tarefa das equipes consistiu na resolução de 11 problemas em, no máximo, 5 horas. Os programas foram testados com uma ferramenta desconhecida dos competidores e somente os que apresentaram a resposta correta para todas as avaliações foram considerados no placar final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário