quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cursinho de graça

Congregação Rogacionista mantém núcleo social para atendimento a pessoas carentes
Com o objetivo de promover a inclusão social de pessoas em situação de pobreza, o Núcleo Santo Aníbal promove educação social, religiosa, política, profissional, cultural e intelectual aos beneficiados.
O Guará conta com o Núcleo Social Santo Aníbal do Colégio Rogacionista desde o dia dois de março de 2004, com atendimento a crianças, adolescentes, jovens e adultos carentes da comunidade.
No local, são atendidas crianças de 4 a 7 anos. Elas desenvolvem atividades sócio-educativas em período contrário à escola. Para jovens e adultos, a entidade promove a alfabetização e oferece almoço gratuito à população de rua. Há, também, atividades como curso de informática básica, configuração e montagem de microcomputadores, pré-concurso e digitação. O atendimento é feito por funcionários contratados pelo Colégio Rogacionista e, também, conta com a ajuda de voluntários de diversas áreas, inclusive psicoterapeuta.
No Núcleo, são desenvolvidas atividades diárias com recreações dirigidas e duas refeições (café da manhã/lanche e almoço) por período. Há, também, o supletivo de 1ª a 4ª séries em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal.
O Núcleo Social é dirigido pelos rogacionistas, mas vive de doações e mantêm parcerias com o Centro de Desenvolvimento Social do Guará (CDS), SOS Criança, Rede Institucional Regionalizada (Rede Rir) e o Centro de Capacitação e Qualificação Profissional Long-Lan.
O Núcleo faz parte da Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus, fundada pelo Santo Aníbal Maria de Francia, proclamado santo pelo papa João Paulo II, em 16 de maio de 2004.
Há diversos núcleos sociais espalhados pelo Brasil. Além do Guará, há núcleos na Bahia, São Paulo, Passos e Curitiba. Sua sede geral é em Roma.
Segundo padre Marcos de Ávila, coordenador do Núcleo no Guará, o santo pregava a oração pelas vocações. E a ajuda às pessoas carentes é uma forma de ajudá-las também a encontrar sua vocação. “Se não der dignidade ao jovem, ele não terá vocação”.
Serviço
Para se beneficiar das atividades do núcleo é necessário se cadastrar e depois passar pela seleção a partir do levantamento sócio-econômico.
O Núcleo fica na QE 32 Conjunto T Casa 26 no Guará II e o telefone para informações é 383-1101.
Matéria publicada no site do IESb - Na Prática em 23/06/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário